Novo empresário: como saber se sua empresa em Santana está dando lucro

 

Os primeiros anos de uma empresa são cruciais para que ela dê certo, pois sabemos que a grande maioria dos negócios acabam fechando suas portas ainda nos primeiros meses de existência. Para que isso não ocorra com o seu, se envolver com as finanças é fundamental.

No entanto, eu tenho ouvido muitos empresários comentando que não conseguem acompanhar de maneira satisfatória a parte econômica do seu empreendimento e, com isso, não conseguem compreender ao certo o que está dando lucro e o que está dando prejuízo. Para te ajudar a lidar melhor com seus números, resolvi escrever esse post para compartilhar meus conhecimentos sobre o assunto. Vamos conferir?

Organize as suas contas


A primeira dica que eu posso dar para que você consiga saber se a sua empresa está dando lucro é: organize as suas contas! Essa tarefa parece simples, mas o fato é que boa parte dos empresários não dá a devida atenção a essa tarefa, que envolve despesas como contas de água, luz e telefone, fornecedores, salários, encargos trabalhistas, imposto e muito mais.

Uma boa alternativa é dividir os seus gastos em categorias. Que tal diferenciar despesas fixas (como as contas mensais e a folha de pagamento), variáveis (preços com frete, bonificações, custos extras e imprevistos) e investimentos (melhorias na empresa, contratação de pessoal e propaganda e marketing)? Isso permite que você saiba ao certo para onde está indo seu dinheiro e conheça qual o seu gasto bruto, que é imutável, e trabalhe com mais conhecimento de causa quando precisar realocar recursos ou reduzir o valor dos gastos variáveis. Também ajuda a tomar decisões e considerar se seu orçamento permite investimentos maiores no momento ou não.

Saiba ao certo qual é a sua margem de lucro


Um ponto fundamental para conhecer a fundo os lucros da empresa é efetivamente saber qual é a sua margem de lucro. Vejo muito empresários com dúvidas banais sobre esse tema, porque o senso comum nos diz que a margem é apenas a diferença entre o preço de compra e o preço de venda. Ledo engano, meu nobre empreendedor! A margem de lucro real é a que leva em conta os preços de frete, o armazenamento, a embalagem, o custo de captação do cliente e todos os outros gastos que envolvem o processo de vendas. Somente quando todos esses fatores entrarem na conta é que você saberá se um produto traz retorno de fato ou não!

Apure seu fluxo de caixa


A análise do fluxo de caixa é, obviamente, um recurso para conhecer a situação financeira do empreendimento. Mas o que você talvez não saiba é que ele não conclui com exatidão os lucros da empresa. Para avaliar se o seu negócio está dando lucro ou prejuízo, é essencial apurar os resultados. É isso que vai ajudar a identificar qualquer falha na gestão financeira e a determinar o ponto de equilíbrio para que sua gestão seja economicamente sustentável e gere lucro. Apure, analise minuciosamente e compare essa avaliação com as anteriores. Dessa forma, é possível planejar os meses seguintes e saber se sua empresa está crescendo ou não.

Se você seguir as dicas que eu dei, tenho certeza de que conhecerá os lucros da empresa de uma maneira muito mais real do que antes. Os empresários muitas vezes não dão a devida importância, mas é esse dinheiro que permitirá maiores investimentos e trará a prosperidade que você espera. Mesmo que você seja um novato, use esse conhecimento a seu favor e ganhe destaque no mercado!

Fonte: guiaempreendedor.com

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